Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4.12-13

Uma vez que discernimento espiritual é a capacidade de ver a vida na ótica divina, é necessário que saibamos como Deus pensa e age. A Bíblia é a Sua imutável e infalível revelação de Si próprio. Contudo, o Senhor não se limita a dar-nos uma lista de fatos sobre Seu caráter e maneiras. Tudo ao longo das páginas da Bíblia, Ele nos mostra quem Ele é e como Ele opera.

Ainda que a Bíblia seja um livro antigo, não é um livro morto. Está vivo e tão fresco quanto se ele estivesse sido escrito agora e falando diretamente a você. As histórias podem ter ocorrido há séculos, mas os princípios e aplicações são atuais e relevantes. É o nosso manual de instruções sobre como viver. Possui orientação para decisões e discernimento acerca de situações de Gênesis a Apocalipse.

A Palavra de Deus é ativa e penetrante. As palavras não estão simplesmente assentadas nas páginas, elas penetram nossos corações e julgam nossos pensamentos e motivações. É por isso que algumas pessoas não gostam de ler a Bíblia. Mas a auto-discernimento é fundamental para nós que não desejamos continuar a cometer os mesmos erros repetidamente. Alguns cristãos vivem em um nível superficial, nunca entendem por que eles reagem a situações da maneira como eles fazem. Mas se abordarmos a Palavra de Deus com num espírito aberto, ela trará à luz nossas motivações ocultas e revelar os nossos pecados não reconhecidos.

O discernimento espiritual envolve ver não apenas as nossas circunstâncias, mas também a nós mesmos do ponto de vista de Deus. Você aprendeu a abraçar a espada penetrante das Escrituras, ou a têm evitado porque faz você se sentir desconfortável? Lembre-se, os cortes Palavra de Deus são necessários apenas para que Ele possa curar.