Gênesis, Pensamentos

Adão, onde estás?

Bíblia

O que a Bíblia diz sobre isso?

Uma das perguntas que muitos fazem é: se Deus é onisciente, porque perguntou à Adão onde ele estava?

O texto está inserido no contexto da queda do homem ao desobedecer à Deus, veja o texto:

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. (Gênesis 3.8-10)

Precisamos entender que quando Deus se aproxima de Adão, depois do pecado, perguntando: Ayeka? (“Onde você está?”), Ele não está dizendo sobre a localização física, mas sim sobre a posição espiritual de Adão no mundo.

“Onde está você?” Em que tipo de estado você se encontra? Quanto você tem feito? Onde você está indo? Você está vivendo sua vida segundo aos princípios estabelecidos pelo Todo-Poderoso? Por isso a repreensão de Deus sobre Adão por ter desobedecido e tomado do fruto proibido.

Todos devemos estar atentos ao chamado divino, “Ayeka?” Precisamos parar de vez em quando e refletirmos: para onde estamos indo? o que é isso tudo? sobre todo o nosso trabalho, onde reside o significado por trás de tudo isso? Adão respondeu: “Eu estava com medo.” Que todos nós possamos conduzir nossas vidas de tal maneira que não precisamos temer a voz daquele que nos chama: “Ayeka?

Com esse entendimento, precisamos dizer que todos nós experimentamos tempos de ascenção espiritual. Mas esses momentos costumam desaparecer rapidamente, parecendo não deixar nenhum efeito duradouro. Se é assim, qual é o valor dessas experiências?

Sugiro uma explicação. Deus colocou em todos nós, tremendo potencial para o crescimento espiritual, mas se o homem fosse deixado sozinho para buscar este crescimento, jamais entenderia a necessidade do mesmo, e é por isso, que como um ato de bondade, Deus nos concede momentos de crescimento. Estes momentos edificantes servem para nos mostrar que temos a capacidade de atingir níveis espirituais elevados. Mas logo em seguida, parece que passa. É como um congresso maravilhoso, são por volta de 3 dias, sentindo poderosamente a presença de Deus, mas quando chega a segunda-feira, parece que todo o óleo escorreu pela fenda do vaso.

A mensagem aqui é clara. Deus sempre nos dá momentos maravilhosos, pra nos mostrar o quanto podemos ser melhores, espiritualmente falando, e logo em seguida, ele permite que a “segunda-feira” chegue, e nos lança o desafio de escalarmos novamente as alturas nos esforçando cada vez mais.

1 Comment

  1. MALAQUIAS OLIVEIRA

    Paz,,,, lindos estudos,,,

deixe um comentário