Pentateuco, Comentário Bíblico, Estudo Bíblico, Teológico, Antigo Testamento

As três lições da vida de Enoque

Introdução

O capítulo cinco de Gênesis é chamado de o livro das gerações de Adão. Possui um ciclo natural e repetitivo, onde o ancestral gera um filho, vive um tempo e morre. O ciclo se repete em Adão, Sete, Enos, até o sétimo na lista, chamado Enoque.

Enoque, o homem que andou com Deus

Enoque, o homem que andou com Deus

Duas nuances são interessantes no que se refere à Enoque, quando Moisés escreve acerca dele, ele relata com duas diferenças:

  • Enquanto os outros patriarcas antediluvianos receberam a frase: “e viveu fulano depois que gerou ciclano tantos anos”, para Enoque está escrito: “E andou com Deus depois que gerou Matusalém”;
  • Enquanto os outros patriarcas antediluvianos receberam a frase: “e morreu”, Enoque recebeu a frase: “E não se viu mais, porquanto Deus o tomou para si”. Assim como no livro de Juízes o ciclo do “fazia o que era mau aos olhos do Senhor”, isso acontecia aqui, até que surge alguém profetizando contra a imoralidade e impiedade de uma geração corrompida.

Não é diferente hoje, nossa geração vive um ciclo de pecado terrível, e a vida se tornou em nascer, viver pecando, e morrer condenado. Se hoje pudéssemos traçar um capítulo das nossas gerações, como ficaria o nosso nome neste capítulo? Nasceu, viveu tanto tempo e morreu ou nasceu, andou com Deus e sumiu da terra? Deus está preparando uma geração que vai quebrar o ciclo do pecado, vai fazer a vontade de Deus a mudar a história do homem.

Eu aprendo três lições com Enoque (cujo nome significa instrutor), que gostaria de compartilhar nesta oportunidade.

Andou com Deus

Andar é um gesto de progressão, de quem sai de um lugar e pretende chegar a outro. É uma caminhada que pode haver muitos obstáculos e dificuldades, mas possui um objetivo, uma meta.

Todos nós de uma certa forma, caminhamos. E seja qual for a caminhada, encontraremos dificuldades durante nossa trajetória. Enoque andou com Deus somente depois que gerou Metusalém, e isso me faz meditar em algumas verdades:

  • Andar com Deus é cumprir os princípios de Deus nas três esferas da vida: física (Ec 3), moral (Êxodo 20; Mateus 22) e espiritual (Tiago 1.8);
  • Andar com Deus é concordar com Ele (Amós 3.3);
  • Enquanto Adão, foi criado por Deus, manteve relacionamento íntimo com Deus, comunhão plena com Deus, não andava com Deus, muito pelo contrário, a Bíblia diz que Deus é quem andava com ele (Gênesis 3.8), agora Enoque, que não tinha intimidade com Deus, passou mais de 60 anos longe da presença de Deus, agora decide andar com Ele e caminhar com Ele;

Verdade Prática: Enoque andou com Deus, enquanto muitos se afastavam Dele.

Creu em Deus

Crer é uma atitude fé e confiança. Hebreus 11 fala exatamente sobre este assunto: Que a fé é um fundamento, alicerce e também prova, convicção. Isso resume-se em: 2 Timóteo 1.12 (“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.”).

Para explicar o que é fé, nos valeremos de uma ilustração:

Numa grande cidade, dessas de tráfego intenso, em uma avenida, sem nenhum semáforo por perto, um pai procurava atravessar segurando a mão da filha de sete anos. Depois de alguns minutos de indecisão e de espera, o pai alcançou o outro lado da avenida tendo sempre a filha à mão. Ao se encontrar do outro lado, a menina logo exclamou: “Aquele edifício do outro lado, papai, tem 10 andares. Eu os contei direitinho!” Porque confiava no pai, a menina, despreocupadamente, não tinha visto o perigo da rua e dos carros. É assim de fato: Quem confia no Senhor, fica em paz!;

Fé é o que brilhou na vida de Gideão, ao enfrentar 135.000 com apenas 300 homens. Isso para que a glória não fosse dele, mas de Deus;

Enoque creu em Deus: colocou toda a sua confiança nEle, mesmo em meio à uma sociedade corrompida, acreditou que Deus poderia fazer algo. Enquanto todos viviam e morriam, ele acreditava em um Deus que podia mudar a história pessoal dele. Ele não morreu;

Temos uma vívida esperança, uma bem aventurada esperança, não morreremos, mas seremos transformados;

Agradou a Deus

A Bíblia diz em Números 14.8 que se o Senhor se agradar de nós, nos colocará na terra prometida. O fato é que se a terra é prometida, é simplesmente porque alguém a prometeu.

Deus, é o que assumiu o compromisso de nos colocar na terra prometida, e a Bíblia diz que ele é fiel para cumprir as suas promessas, porém, existe uma condição: agradarmos à Ele. Mas como podemos agradar à Deus? A resposta está no Salmo 147.11:

  • Temer a Deus
  • Confiar na sua Misericórdia

Conclusão

Por trás de tudo isso, vejo na vida de Enoque um ensinamento maior. Enoque representa a Igreja que será arrebatada antes da tribulação, assim como ele foi antes do dilúvio. Mas Enoque nem sempre andou, creu e agradou a Deus, mas o arrependimento tomou conta de si, e ele tomou a decisão de fazer a vontade do Senhor. Arrependa-se verdadeiramente hoje, e ande com o SENHOR.

1 Comment

  1. Eraldo Vieira de lima

    Fiz um trabalho para ministrar célula e muito me agradou as matérias relacionadas.

deixe um comentário