Jesus, o capinteiro

Jesus, o carpinteiro

Deus o Criador

“Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.” Hebreus 3.4

Um pai certa vez disse: “tudo o que meu filho de nove anos coloca em sua mente para fazer, ele faz. Se ele está trabalhando com Lego, ou com martelo e pregos, você pode esperar, com certeza ele criará uma obra-prima. Quando ele tinha sete anos, ele me disse que pretendia criar uma ‘casa’ de restos de madeira de uma construção perto de casa. Eu lhe dei uma lista de razões lógicas do porque ele não poderia criar esta casa. Ele ouviu e então começou a me mostrar as suas razões lógicas de como ele iria construir esta casa. Eu sabia em minha mente que eu estava certo, mas não havia nenhuma forma de convencer o meu filho ‘construtor’ disso. Não é que eu estava errado? Ele construiu essa casa de madeira: um assoalho, quatro paredes (incluindo esculturas para portas e janelas) e um teto. Isso foi uma prova positiva de que meu filho havia nascido para construir.”

Houve outra criança que nasceu construir: Jesus. O pai terreno de Jesus, José, era carpinteiro profissional e como era costume naquele tempo ensinar suas habilidades ao filho, Jesus assim aprendeu este ofício. Eu imagino Jesus como uma criança pequena carregando suas ferramentas de trabalho, aperfeiçoando suas habilidades. Provavelmente martelou um prego ou dois em lugares onde sua mãe não desejasse. Talvez Ele tenha construído bancos para sua humilde casa. Possivelmente Jesus tinha pensamentos de construir uma casa! Sim, Jesus nasceu para construir.

Jesus nasceu para construir, mas o Seu projeto de edifício primário não foi de edifícios, mobiliários, ou outros itens de madeira. Jesus nasceu para construir o majestoso e esplendor Templo do Deus vivo – a Sua Igreja. Ele o faz por meio de nós, os filhos de Deus. Jesus é o nosso construtor, moldando-nos para refletir a imagem de Deus.

A tradução grega para as palavras edificadas e construídas nas nossas Bíblias, possuem a mesma chave. A definição para essas palavras é muito interessante: para mobiliar, equipar, preparar, fazer os preparativos; de quem deixa pronto para uma pessoa ou coisa; de construtores, construir, erigir, com a ideia incluída de adornar e equipar com todas as coisas necessárias. Comentários explicam ainda mais que a “casa edificada” em nosso versículo chave não é uma casa literalmente física, mas uma casa espiritual.

Deus, o nosso construtor quer erguer, fornecer, e nos preparar para estarmos prontos para refletir a Sua imagem. Seu desejo é de adornar e dotar-nos, Seus “templos vivos”, com todas as coisas necessárias para cumprir o propósito para o qual nascemos. Quantas vezes nós negamos o acesso de Deus às nossas vidas, dando-lhe razões lógicas do porque não poderia nos construir à Sua imagem. Ele está pronto a dar-lhe razões pelas quais você pode ser edificado à imagem de Deus.

Você está pronto para dizer sim ao plano de Deus para sua vida? Ele é o construtor de tudo. Ele escreveu o projeto de sua vida antes mesmo de você nascer. Você vai deixá-lo fazer de sua vida uma obra-prima a que se destina a ser?

Então ore assim: Querido Senhor, hoje eu darei as chaves do o meu coração, que é sua casa. Perdoe-me por mantê-lo trancado do lado de fora das partes de minha vida. Eu desejo que o Senhor entre no meu coração e na minha vida para iniciar a edificação. Você é o meu Mestre Construtor; Dou-lhe permissão para fazer tudo o que for necessário para fazer de mim uma obra-prima a qual estou destinado a ser. Em nome de Jesus, amém.