Seja a vossa eqüidade (moderação) notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Filipenses 4.5

Eqüidade (moderação) – A palavra grega aqui é epieikes. Ela vem da palavra eikos (que significa “justo ou equitativo”), mas Paulo adiciona epi ao início para tornar a palavra mais forte. Com esta adição, “moderação” provavelmente não transmite o significado correto. Você já ouviu falar de intensa moderação? Epieikes deve nos fazer pensar em ser inteiramente justo, saindo do caminho para ser verdadeiro e justo. Não é uma questão de estar calmo ou levar uma vida obediente, mas sim branda. Esta é uma palavra que requer uma ação real. Isso significa “ter certeza de que sua vida está para a justiça”. E, a propósito, deixe-a fazer uma declaração tão forte que todos os homens o conheçam pelo seu comportamento.

Este é um imperativo. Que isso aconteça. Se você acredita em justiça, certifique-se de que isso seja demonstrado. Posicione-se para isso. Paulo está prestes a lançar em várias instruções que nos falam para colocar todas as nossas preocupações nas mãos de Deus, mas primeiro ele requer que nós saibamos que temos a obrigação de fazer da justiça divina uma realidade em nossas próprias vidas.

Isto não é tão fácil quanto parece. Em nossa sociedade, há muitas pessoas clamando por justiça. Existem muitas causas que necessitam do nosso suporte, que é algo justo e correto a se fazer. Mas epieikes significa muito mais do que agitar bandeiras e protestar. Veja, epieikes também significa “ser tolerante e flexível”. Como isso é possível? Como posso lutar com justiça e, ao mesmo tempo, ser tolerante e flexível? A resposta é encontrada perguntando: “De quem é a justiça pela qual seu coração arde?” Se a minha paixão pela justiça visa alcançar o meu próprio benefício, ela é motivada por preocupações humanas. Esse tipo de justiça só está interessado em exigências. É a justiça que vemos no noticiário todas as noites. Mas se a minha paixão pela justiça é ver “que a Tua vontade se cumpra na Terra”, então os meus esforços estão em consonância com o autor do universo e a sua justiça engloba uma misericórdia inacreditável. Poder e paciência caminham juntos quando Deus é o Juiz.

Sua posição está para a justiça de Deus? A sua vida mostra poder e paciência juntos?