João

Natanael debaixo da figueira

O que significa o que Jesus disse pra Natanael: “Te vi debaixo da figueira“? Esta questão sobre Natanael debaixo da figueira é muito intrigante. Vejamos duas teorias sobre este assunto tão palpitante.

Natanael e a Figueira

Primeira Teoria

Natanael ficou surpreso com a Palavra de Jesus, porque desta forma Cristo deixou claro que seu propósito em salvar Natanael já estava determinado antes mesmo de Filipe o chamar.

Ao nascimento de Cristo, Herodes era governador da Judéia e ao receber a notícia do nascimento do Messias mandou matar todas as crianças de 2 anos para baixo. Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesma idade de Jesus, isso o leva ao cenário destas matanças realizada por Herodes, segundo relatos históricos essa é a historia de Natanael.

Quando começou os assassinatos a mãe de Natanael temeu que o seu filho ser morto pelos soldados, e então ela escondeu o bebê debaixo de uma figueira especifica, e enquanto ele estava lá, sua mãe orava a Deus pedindo proteção e que aquela criança vivesse para ver o Messias.

Em todas as buscas dos soldados, o menino estava envolta a folhas da figueira. Quando Natanael completou 15 anos de idade sua mãe lhe contou como lhe escondera, e somente ele e sua mãe sabiam desta história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde Ele o conhecia e Jesus revela seu maior segredo ao dizer que o viu debaixo da figueira, Natanael se vê diante daquele ao qual sua mãe orou para que pudesse conhecer.

Segunda Teoria

Não havia nada no Antigo Testamento que predissera que o escolhido de Deus viria de Nazaré. Nazaré era um lugar muito pouco notável. O próprio Natanael provinha de Caná, outra cidade da Galiléia, e nas regiões rurais a rivalidade entre uma cidade e outra, e a inveja entre os povos era muito notória.

A reação de Natanael foi afirmar que Nazaré não era o tipo de lugar de onde pudesse vir nada de bom. Filipe foi sábio. Não discutiu. Limitou-se a dizer: “Vêem e vê!”.

No pensamento judaico uma figueira sempre representou a paz. Sua ideia de paz era quando um homem podia permanecer debaixo de sua própria figueira e sua própria vinha sem que nada o incomodasse (veja 1 Reis 4:25; Miquéias 4:4).

Mais ainda, a figueira era frondosa e dava muita sombra e era costume sentar-se a meditar sob o amparo de seus ramos. Sem dúvida, isso era o que fazia Natanael. E sem dúvida nenhuma, enquanto estava debaixo da figueira pensava e orava pelo dia em que chegaria o escolhido de Deus.

Não cabe dúvida que tinha meditado a respeito das promessas de Deus. E agora sentia que Jesus tinha lido até o mais profundo de seu coração. O que surpreendeu a Natanael não foi tanto que Jesus o tivesse visto debaixo da figueira, e sim o fato de que Jesus tivesse lido os pensamentos que estavam no mais recôndito de seu coração, de maneira que Natanael disse a si mesmo: “Aqui está o homem que entende meus sonhos! Aqui está o homem que sabe de minhas orações! Aqui está o homem que viu meus desejos mais secretos e íntimos, desejos que jamais me animei a expressar em palavras! Aqui está o homem que pode traduzir o suspiro inarticulado de minha alma! Este deve ser o Filho do Deus, o prometido ungido de Deus e nenhum outro”. Natanael se rendeu para sempre ao homem que lia e compreendia e satisfazia os desejos de seu coração.

Conclusão

Sobre Natanael, a primeira teoria é ratificada pelo dicionário siríaco, que narra esta mesma história. Podemos expandir esta interpretação dizendo que a figueira sempre foi o símbolo do “conhecimento”, haja vista que os grandes estudiosos crêem que a árvore do conhecimento lá do Éden era uma figueira.

Sendo assim, todo bom israelita tinha por costume meditar sob a sombra de uma figueira, portanto quando Jesus disse isso para Natanael, Ele quis dizer 2 coisas:

a) eu conheço o teu passado (teoria 1), quero estar no teu presente e garantir o teu futuro;

b) as folhas de figueira só te protegeram da morte física e do pecado, apenas superficialmente, da mesma forma que foi com Adão e Eva no Éden, mas eu troco seu esconderijo sob as folhas da figueira pelo meu sangue sobre a tua vida.

41 Comments

  1. dione maria reis

    pastor descordo quando no seu comentario diz que não havia nenhum descrição que o salvador viria de nazaré mas lermos isais 9-1-2 es aresposta.

    • Pastor Daniel

      A paz do Senhor.

      Entendo sua colocação, porém o texto de Isaías não afirma a cidade de onde viria o Messias, apenas a província, veja:

      “Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” Isaías 9:1-2.

      O que escrevi no artigo é que a Bíblia não fala no AT de Nazaré como a cidade natal de Jesus.

      Obrigado.

      • Letícia

        Com certeza afirma pois Deus havia prometido que o Salvador viria do mesmo lugar e da mesma linhagem que Davi! Não preciso dizer qual cidade Davi nasceu.

        • Graça e paz Letícia, que bom que interagiu conosco em um assunto tão palpitante, é isso que faz com que nosso conhecimento cresça.

          Poderia, por favor, nos informar o(s) texto(s) no Antigo Testamento onde a Bíblia menciona a cidade da qual Jesus viria?

          Estamos no aguardo para abastecermo-nos de mais conhecimento.

          Na paz.

          • Necessitado das misericórdias

            Boa noite, pastor.
            Miquéias 5:2, fala que de Belém sairá o que em Israel e cujas as origens são desde os tempos antigos.
            A paz do SENHOR.

            • Pr. Daniel Cochoni

              Caro irmão em Cristo “Necessitado das misericórdias”, creio que o amado não pegou o contexto das discussões. A nossa irmã questionou o artigo mencionando que a Bíblia fala sim que Jesus viria de Nazaré, e pra isso mencionou um texto de Isaías, porém o texto não especifica a cidade, apenas a província. Quanto ao fato de Jesus vir de Belém, concordo, este sim tem referência no AT.

              Deus abençoe.

      • Jorge Luis

        Mas creio que Jesus vinha De Betânia e logo depois Dois dos Discípulos pergunta ao Senhor há onde o senhor dormi , a Bíblia Não Nos Relata há onde Jesus dormia e Logo depois Jesus Vai Para Galiléia … o Seja Não Diz Que Jesus Vinha De Nazaré …

  2. cleide de sousa

    A paz ,Pastor tenho algumas duvidas em relação a este versículo,por que no vs 45 a bíblia diz que filipe encontrou natanael,depois no vs 46 e faz o convite:”vem e veja” sera´que o fato de jesus ter dito que o viu debaixo da figueira não esta relacionado a este momento? a historia de que sua mãe o escondeu na epoca da matança é realmente comprovado?

    • Pr. Daniel Cochoni

      Prezada irmã, a paz do Senhor.
      Primeiramente, queria agradecer por nos honrar com sua visita em nosso blog, pra nós é uma satisfação. Quanto ao texto, o que existe é uma interpretação, baseada em escritos primitivos, e claro, sem nenhuma comprovação “inspirada”, no entanto, uma visão bem interessante e que faz sentido, haja vista que Natanael se surpreende com a declaração de Jesus.
      Mais uma vez, obrigado pela visita, volte sempre, e faça os comentários que achar necessário.

      Deus lhe abençoe!

  3. luan

    meu pr desculpa minha audácia. pois qual historiador nos conta tal historia? em que livro? queria saber a fonte exata de tais afirmações queria saber um pouco mais sobre…

    • Pr. Daniel Cochoni

      Meu amado, graça e paz.
      Obrigado pela visita ao meu blog e principalmente por interagir via comentário.
      Sua pergunta é extremamente pertinente, e isso é o que faz da teologia um mundo fantástico.
      O que acontece com esta interpretação ou o pano de fundo considerado aqui, são visões, assim como no judaísmo existem os midrashin, os cristãos primitivos possuiam suas visões. Esta interpretação converge desta interpretação muito antiga.

  4. Diego

    A paz consoladora de CRISTO
    Muito boa essa colocação, muito bem encaixada e com forte argumentos visando a plena salvação atraves do cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo.
    ´´A figueira representando a religiao humana visando cobrir seus pecados, foi total fracasso quanto a visao de DEUS é a SANTIDADE´´ ( cocação minha).
    PR.Daniel continue nessa mesma humildade em meio as suas resposta com o simples objetivo que o SR.DEUS o vocacionou de propagar a palavra DELE.
    Um forte abraço.

  5. Natanael Gomes

    Obrigado Pastor por esta admirável explicação do nome do personagem Natanael, que meus pais resolveram coar em meu registro. Já conhecia parte desta história, mais com esta colocação do Sr. passei a conhecer um pouco mais. Deus te abençoa amado e continua assim, orientando os que buscam conhecimento.

  6. Natanael Gomes

    Desculpa-me grafei errado, não é “…o significado do nome Natanael…” mas sim o significado do termo “te vi debaixo a figueira” (João 1:48) Graça e Paz.

  7. Eduardo Luiz

    Pastor adorei sua explicação, más tenho dúvidas sobre a idade de Natanael,onde posso achar na Bíblia e que versículo seja no novo ou no antigo testamento que a idade de Natanael se aproxima da idade de Jesus.

    • Daniel Cochoni

      Meu caro Eduardo, graça e paz.
      Obrigado pelo feedback sobre o texto.

      Na realidade, o que está escrito faz parte de um grupo de amigos que amam a Palavra, e chegamos às conclusões aí escritas.
      Na Bíblia você não vai encontrar a idade de Natanael.

  8. Saudações ao Pastor, muito grato de entrar em seu site por uma dúvida que eu já tinha esclarecido a um tempo atrás, mas o Senhor me colocou aqui e senti-me feliz, pelas duas comprovações sendo expostas.
    De fato mesmo eu (particularmente) não acredito na 1ª teoria, pois acho que o Senhor não ocultaria esse fato tão maravilhoso em sua palavra, mas sim acredito na 2ª teoria, onde sabemos que Jesus, que por várias vezes se viu no AT, com Jó quando falava com satanás a cerca do servo fiel reto e que desvia-se do mal, (concluindo) …E teme a Deus… (poderia ter dito: “e teme a mim”), mas Ele se referia ao Pai, e não a Ele (Senhor) mesmo. Então acredito que o nosso Senhor, viu Natanael debaixo da figueira, assim como viu Zaqueu em cima dela, assim como soube que aquela mulher tinha mais “maridos” que não eram dela, e bem como ele fala ao Jovem rico; – …”ainda te falta uma coisa…”. Concluindo, Ele sabe de tudo!
    Fica com a Paz do Senhor.

    • Daniel Cochoni

      Emerson, a satisfação é toda minha em poder recebê-lo no blog. Estamos juntos divulgando a Palavra pelo meio que o Senhor nos disponibilizoi: a internet. Se unirmos as forças, o efeito será maior.

      Deus lhe abençoe!

  9. Dercilio Pereira de Brito

    A paz do Senhor pr.Daniel Cochoni e demais irmãos! Como é faz bem à nossa alma esses esclarecimentos embasados na Bíblia Sagrada fonte de regra e fé do cristianismo. Abraço fraterno em Cristo. Meu nome é Dercílio Brito; moro em Feira de Santana-Ba; faço parte da Igreja Evangélica Assembléia de Deus

    • A paz do Senhor meu amado. Jubiloso estou de poder cooperar com o nobre companheiro de ministério.
      Obrigado pela visita no blog.

      Deus lhe abençoe!

  10. Pr.Samuel Santos

    Parabéns, amado, ótima postagem, clareza e exegese perfeita, Deus te enriqueça cada vez mais!

    • Prezado Pr. Samuel, que honra tê-lo em meu blog e comentado um dos meus singelos assuntos e comentários bíblicos.
      Que o Senhor também abunde em seu ministério a Sua poderosa Palavra.

      Deus abençoe!

  11. Mauri Souza

    Paz do Senhor a todos, interessante esse assunto; estava buscando uma referencia a respeito de Natanael, pois já ouvi a muitos anos passados que esta fala de Jesus se trata realmente de que na infancia sua mãe o havia escondido, não nas folhas mas sim entre as raizes de uma figueira. e que realmente só ele e sua mãe sabia deste assunto.

    mas este texto tem algo mais profundo que isto; A resposta de Jesus ao jovem é que tem a maior profundidade do texto: “eis ai um legitimo Israelita em quem não á dolo (pecado)”.

    Jesus esta dizendo: voce só ve de onde Eu venho (e realmente de Nazaré não tinha nada bom mesmo) e voce me julga pelo fato de vir de onde estou vindo.

    Mas Em venho de Nazaré mas Eu não sou de Nazaré; Eu venho do céu.

    E quando Ele fala que Natanael é um legitimo Israelita Ele esta dizendo: voce é um descendente legitimo de “Jacó”.

    Mas mesmo sabendo de onde voce vem Eu não vejo nada em voce que o desabone.

    NÃO DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS DE ONDE ELA VEM E SIM QUEM ELA É.

    Um forte abraço a todos.

    Pastor: Maury Souzza (14) 98111-3086 Whats
    face: pr_maurysouzza@hotmail.com

  12. Adorei a conclusão do artigo!!!! Parabéns pastor.

  13. leonardo martins

    A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO,
    quando Filipe diz “achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na lei”, ele simplesmente ficou tão entusiasmado com a presença daquele que é que era e que há sempre de ser, que disse, que o tinha “achado” pois o próprio Filipe não o achou já que JESUS disse no Vs 43 “No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galileia. quando encontrou Filipe, disse-lhe: siga-me”.
    Provavelmente Filipe conhecia André e Simão (Cefas-Pedro), pois os mesmos moravam na mesma cidade, chamada Bet-saida, e eles disseram a Filipe que o tinham achado quando João estava batizando em Betânia.
    Mas o que eles não sabiam é que Jesus nunca passeava a toa, assim como Natanael , Jesus também já os tinha escolhido, pois João Batista apenas preparava o caminho para o Cristo, e esse caminho também se chama André e o outro discípulo do qual o nome não é revelado.
    Natanael havia também sido achado, mas só que por Jesus Cristo.

  14. Gabriel

    Pastor boa noite, achei muito tremendo essa sua fala a respeito da historia de Natanael, porém gostaria de saber, de onde você tirou esses detalhes da historia dele? sua mãe orando por ele, etc ….

    • Pr. Daniel Cochoni

      Meu amado, que alegria tê-lo em nosso blog (confesso que está meio parado devido ao tempo que está curto para publicarmos novos artigos). Bem, respondendo à sua pergunta, existem escritos antigos, como por exemplo, o dicionário siríaco, que conta algo sobre esta história.

      Espero ter respondido.

      Deus abençoe.

  15. moises

    pastor boa noite na paz do senhor. muito bom este assunto gosto de pregar nos evangelhos e este comentarios so vem enriquece meus conhecimentos.

  16. Fabiano

    Forte de mas essa mensagem de Jesus. Parabéns meu Pr graça e paz Deus te abençoe, eu queria saber mais sobre essa mensagem queria levar na minha igreja.

    • Pr. Daniel Cochoni

      Graça e paz nobre irmão em Cristo.
      Obrigado pelo comentário, isso faz com que o assunto não se esgote.
      Quanto á estar ministrando em vossa congregação, estou à disposição para fazer a vontade do Eterno.
      Deus lhe abençoe!

  17. Este texto ficou para que nós nos conscientizemos que o senhor é onipresente, porque tem muitos evangélicos que não leva a palavra à serio na igreja é uma pessoa e em casa, no trabalho, e na escola é outra completamente mundana, temem mais aos lideres que a Deus, nós precisamos nos preocupar mais com as lições que podemos tirar de cada textos escritos para o crescimento nosso e das igrejas

  18. Este texto ficou para que nós nos conscientizemos que o senhor é onipresente, porque tem muitos evangélicos que não leva a palavra à serio, na igreja é uma pessoa e em casa, no trabalho, e na escola é outra completamente mundana, temem mais aos lideres que a Deus, nós precisamos nos preocupar mais com as lições que podemos tirar de cada textos escritos para o crescimento nosso e das igrejas

  19. Edna

    Ótimo comentário, tanto uma teoria como a outra faz sentido…e o mais importante para nós é sabermos que Deus nos conhece com detalhes desde o nosso nascimento e que está pronto a se revelar a cada um com salvação…
    Amei a postagem.

  20. ROSÂNGELA

    A paz gostaria de saber onde fica na bíblia que a mãe de Natanael esconde ele debaixo da Figueira? Gostaria de meditar sobre isso..

    • Pr. Daniel Cochoni

      Graça e paz irmã.
      Não tem escrito na Bíblia, como mencionei em comentários anteriores, isso é uma teoria “histórica” sobre o assunto.

  21. Nidyane

    Li todo texto, mas me entristeceu ver que a explicação é pouco embasada no texto bíblico e nas professias da bíblia! Temo explicações de entendimentos bíblicos por lendas populares! Apesar de ser muito importante sabermos a cultura e a história do povo judeu, para entende-la melhor. Cada palavra da bíblia é a palavra de Deus! A bíblia tem todas as respostas! Deus seja louvado!

    • Pr. Daniel Cochoni

      Graça e paz Nidyane, a sua interação é muito importante. Assim como você mesma disse, é muito importante sabermos a cultura e a história do povo judeu, pra entende-la melhor, este texto tem este objetivo. Estamos abertos para sua visão interpretativa para que possamos crescer juntos, teologicamente.
      Deus lhe abençoe!

  22. Jose Roberto

    O espiriho Santo de Deus testifica em meu coração que a primeira teoria é a certa. Muito bom

  23. Caio

    Pastor pode me recomendar alguns comentários biblicos de boa qualidade ?

    Gostei muito da primeira Tese da mae que esconde o menino

  24. WEDISON MENDONÇA

    Muito produtivo prezado pastor , que Deus continui dando-le mais conhecimento .

  25. Jessé vieira de oliveira

    A paz do senhor não tenho muito o que falar sobre esse estudo mas grandemente me ajudou e me edificou que Deus possa abençoar grandemente cada um de vocês que elaboraram esses essa grande temática

deixe um comentário