Davi sendo ungido

Ao lermos o livro de Eclesiastes, nos deparamos com uma profunda perspectiva sobre a vida aliada à conclusão de que nenhuma felicidade virá em se buscarmos em lugares errados, como por exemplo, coisas mundanas.

Sendo assim, ao ler o texto de Eclasiastes 9.8:

Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8

Entendo que duas coisas são necessárias e nunca podem faltar na vida de qualquer cristão. Passaremos a estudar cada uma delas agora.

As vestes brancas indicam integridade em todo o tempo e em todos os atos, e óleo um elemento que não se mistura.

As vestes e o óleo representam a alegria e o prazer de viver de maneira correta diante de Deus e dos homens.

Ocasiões especiais pedem vestes especiais e perfumes especiais. Ao nos prepararmos para uma grande festa de casamento ou de formatura, fazemos isso com pelo menos uma semana de antecedência. Corremos atrás das roupas, se possível compramos um perfume especial, esperamos ansiosamente pelo dia, e quando ele chega, perdemos pelo menos 2 horas em frente ao espelho procurando “defeitos” na roupa para saber se está tudo bem, até que chega o momento de sair de casa e ir para a festa.

O que Salomão está dizendo é que não podemos esperar somente momentos especiais para vestirmos com roupas especiais e usarmos a mirra especial, mas que em todo o tempo podemos ser alegres, pois o que traz a alegria não é o momento, mas sim fazermos do momento um momento alegre. Buscamos desesperadamente motivos especiais para a alegria, mas precisamos aprender que as coisas especiais estão conosco todos os dias. Por isso que Paulo disse: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez vos digo, alegrai-vos“.

Ninguém poderia condenar Paulo por reclamar da vida na situação em que estava quando escreveu este texto na carta aos filipenses. Estava encarcerado. Privado de tudo e de todos. Mas sabia que Cristo estava com ele. As circunstâncias externas não puderam afetar seus sentimentos internos.

Eclesiastes nos orienta a duas coisas que não podem faltar em nossa vida: vestes limpas e óleo sobre a cabeça.

VESTES LIMPAS

  • Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes: Interessante notar que Deus inspira o autor sagrado a utilizar o termo “em todo o tempo”. Isso demonstra continuidade, constância, estabilidade. Em todo o tempo não é somente no momento do culto, ou em épocas de festa, ou em situações em que estamos em evidência, não, em todo o tempo é estando sozinho ou no meio da multidão. Sempre esteja vestido com vestes limpas;
  • Em Lv 6.7-11 a Bíblia inicia com a ordem de Deus para o sacerdote “limpar” o altar. A primeira coisa que gostamos de fazer pela manhã, pelo menos a maioria de nós, é tomar uma deliciosa xícara de café. Para o sacerdote, a primeira coisa a se fazer, é tirar as cinzas do altar, eliminar qualquer evidência de fuligem de lá. Nossa vida de fé é assim, com o tempo vamos criando cinzas, e que precisam ser eliminadas. As vestes fazem parte deste ritual, onde a mesma roupa utilizada para a queima do holocausto, não pode ser usada para outro serviço. Não se usa roupa suja no serviço do Rei. Limpar a sujeira de ontem, sugere que o sacrifício de ontem foi aceito ontem, mas hoje precisamos oferecer o de hoje, Deus está em constante espera de uma nova oferta à ele;
  • Quando o sacerdote estava sendo acusado pelo adversário, o Senhor em Zc 3.1-5 alerta a Josué: troque as suas vestes sujas por vestes limpas. O termo sujas é aqui literalmente, coberto de excrementos. Isso mesmo, excrementos. O pecado do povo estava refletido nas vestes de Josué. Enquanto nossas vestes estiverem sujas, o inimigo tem motivos para nos acusar, mas quando trocamos as nossas vestes, saímos vitoriosos diante do Senhor. Deus concede vestes limpas àquele que tem desejo de se limpar. Josué recebeu turbante novo, vestes novas, vida nova, sacerdócio novo, etc…;
  • Em Ap 7.14 a Bíblia fala que o crente lava as suas vestes no sangue do cordeiro, porque o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1.7);
  • Conclusão: Apocalipse 3.4-5

ÓLEO SOBRE A CABEÇA

  • Nunca falte o óleo: aqui, mais uma vez fala-se de continuidade. O nunca significa que, assim como as vestes brancas, em todo o tempo devemos manter o óleo sobre a cabeça;
  • O óleo sobre a cabeça simboliza a unção permanente do Espírito Santo sobre a nossa cabeça (1 Sm 16.13);
  • O que Deus faz pra ungir um servo é notável aqui. Samuel tinha o direito de ir e vir como juiz da nação, mas Saul estava desconfiado demais pra deixar as coisas acontecerem normalmente. Samuel então é chamado por Deus para descer até Belém, e saindo de Ramá, onde morava, tinha que passar por Gibeá, local do quartel general de Saul, e para livrar o profeta, Deus ordena que tome uma novilha e diga que fará uma oferta ao Senhor. A distância era grande, o caminho era difícil, e o perigo iminente, mas quando Deus quer ungir alguém, nada pode impedir.
  • Quando Deus quer ungir alguém não olha para a aparência. Davi era o menor entre os irmãos, desprezado, rejeitado, humilhado. Era tão desvalorizado pela família, que nem foi chamado para o banquete, não foi bem lembrado pelo pai e pelos irmãos. Era um pastor, e isso trazia repúdio à ele pela sociedade;
  • Davi era o oitavo filho de Jessé, e nas Escrituras, o número oito representa um recomeço. Oito almas saíram da Arca, a circuncisão ocorria no oitavo dia, a transfiguração ocorreu no oitavo dia, para mostrar que depois da ressurreição seremos glorificados (Lc 9.28-36). Você pode ser o oitavo, isso significa que através de você Deus trará o recomeço.
  • Em 2 Co 1.21-22 Paulo fala que o Senhor nos ungiu, nos selou e nos deu o penhor do Espírito. Isso significa que estamos guardados, porque não foi o homem quem nos ungiu, foi o próprio Deus, e para garantir isso, nos selou, deixou-nos uma marca registrada (frutos do Espírito), e garantiu a compra dando o penhor (paralvra grega que significa primeira parcela do pagamento). O óleo que falamos no começo que tem a característica de não se misturar a nada, podemos aqui expandir o seu conceito. É um líquido muito interessante, que sempre eleva-se por cima de qualquer outro líquido. Podem até te colocar pra baixo, mas ora ou outra, Deus te colocará em cima.

CONCLUSÃO

Uma coisa tenho certeza, nós temos a unção do Santo (1 Jo 1.20) e temos a garantia de que esta unção é eterna (1 Jo 1.27).