Paz é uma palavra que é muito conhecida nos dias atuais, porém somente na teoria. Na prática a realidade é outra, são muitas guerras travadas e pouca paz estabelecida. Vejamos o que Jesus diz no texto abaixo:

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. João 20:26

O que Jesus disse aos discípulos após a ressurreição dentre os mortos? A tradução Almeida diz: “Paz seja convosco.” Essa é uma boa tradução, porém sabemos que Jesus não falou em português, Ele falou em hebraico. O que lemos em nossas Bíblias é uma tradução da saudação hebréia que é falada em Israel até o dia de hoje: Shalom Aleykhem! A palavra shalom no hebraico significa muito mais do que a palavra “paz” em português. Shalom pode significar cumprimento, realização, plenitude, robustez, sanidade, integralidade, prosperidade e bem-estar.

Os israelitas tem se cumprimentado com as palavras “Shalom Aleykhem” ao longo dos tempos e em todas as ocasiões. Mas é muito importante notarmos que as Escrituras registrem o Mestre falando estas palavras somente após a ressurreição, pois é somente pela morte e ressurreição de Cristo que podemos verdadeiramente receber a plenitude do shalom.

A palavra aleykhem no hebraico significa “você”, porém, está plural. Então, quando Jesus diz aleykhem, está oferecendo o poder e a plenitude do shalom para cada “você” que o receber. O Senhor está nos dizendo agora, “Shalom aleykhem!”.

Recebamos sua bela saudação, e todas as bênçãos da vida, plenitude e cumprimento nele: Shalom Aleykhem!

Deus vos abençoe em nome de Jesus.