Levítico, Estudo Bíblico

Posso deixar qualquer um impor as mãos sobre a cabeça?

No livro de Levítico 3.8, a Bíblia fala sobre impor as mãos sobre a cabeça do sacrifício:

E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão espargirão o seu sangue sobre o altar em redor. Levítico 3.8

Impondo as mãos

Isso é chamado pelos judeus de Semichá. Significa o mesmo que transmitir a alma do sacrificador ao sacrificado através das mãos, fazendo com que o sangue do animal sacrificado, representasse o sangue do próprio sacrificador.

Parei para pensar neste princípio, aplicando em nossas vidas hoje. Quantas vezes observamos as pessoas solicitando que obreiros (muitas vezes desconhecidos), coloquem as mãos sobre suas cabeças para orar, sem ao menos conhecer a vida deste referido obreiro.

Veja que Moisés transferiu para Josué seu espírito de sabedoria colocando as mãos sobre ele (Dt 34.9), que a Bíblia faz várias menções de “ter a alma na palma da mão“(Jz 12.3; 1 Sm 19.5; Jó 13.14).

Quando entendemos este princípio, passamos a compreender como a vida de uma pessoa muda depois de alguém impor as mãos sobre a sua cabeça para orar: seja para melhor ou pior. Isso é muito sério, e espero que os exemplos que mostrarei a seguir não lhe deixe consternado:

Se alguém adúltero impõe as mãos sobre a tua cabeça, transmitirá a você o espírito de adultério;
Se alguém sábio impor as mãos sobre a tua cabeça, transmitirá o espírito de sabedoria sobre a tua vida;
Se alguém mentiroso impor as mãos sobre tua cabeça, transmitirá o espírito da mentira sobre a tua vida;
Sealguém piedoso impor as mãos sobre tua cabeça, transmitirá o espírito da piedade sobre a tua vida;
etc…

Com estes exemplos, creio que você poderá entender o quão é importante saber a quem você pede para colocar as mãos sobre você!

7 Comments

  1. Neusa Paula Borissi

    Gostei deste assunto sempre pensei nisso , más tinha minhas dúvidas se estava pecando , pois tenho uma prima que pertence a igreja e sei que vive no pecado, e ela fica orando pelas pessoas com a mão na cabeça delas acho muito errado isso mas não tenho como chegar e falar tanto com a Pastora como com ela , cada um age de uma forma ….
    Pai me perdoa se estou pecando é o que eu acho.

  2. Pr. Vanderlei

    Sou pastor dirigente de uma igreja, e tem um obreiro de outro ministério não deixou que colocasse as mãos em sua cabeça para orar por ele. Está correto?

    • Pr. Daniel Cochoni

      Meu amado companheiro em Cristo, é uma pergunta difícil de se responder, afinal, estou fora do contexto.
      Agora, é uma decisão do referido obreiro escolher, mesmo que ele esteja errado.
      Que o Senhor lhe dê graça e sabedoria para conquistar este obreiro.

  3. Pr. Vanderlei

    Este obreiro vive com sua vida toda enrolada.

  4. Wellington

    Nada tem de relação com esse contexto , haja visto que quando se vai orar pelo irmão vc não está o oferecendo em sacrifício .

    • Pr. Daniel Cochoni

      Graça e paz irmão Wellington.
      Obrigado pelo comentário, fazendo com que o assunto não se esgote.
      Penso que o amado se equivocou quando disse que “não está o oferecendo em sacrifício”, o que o texto diz é “Significa o mesmo que transmitir a alma do sacrificador (quem ora) ao sacrificado (quem recebe a oração) através das mãos”. Não estou literalizando, mas apenas refletindo sobre o conceito judaico sobre o assunto.

  5. raylla

    È bem enterresante esses assuntos,que as vezes se passam despecebido!!

deixe um comentário