Mateus

Preocupação: Perturbação do estado emocional

Existe um versículo bíblico muito interessante sobre a ansiedade, preocupação. Jesus disse:

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6.34)

Preocupação – O termo vem do verbo grego merimnao. Significa preocupação que perturba o estado tranquilo da mente e da personalidade. Esta não é uma palavra relacionada a estar atento ou cauteloso, não tem a ver com isso, mas é uma palavra acerca do estado emocional que está preocupado e inquieto, a famigerada ansiedade. É o local onde não deixamos de pensar sobre “o que poderia acontecer a nós”.

Preocupação e Ansiedade

Preocupação e Ansiedade

Jesus é inteiramente prático sobre esse assunto. Ele ressalta que nenhum desgaste de ansiedade realizará alguma diferença em nossa vida. Na prática, faça o que você pode fazer, e esqueça. Jesus diz que a preocupação é inútil, não somente pelo fato de que não podemos prever o futuro, mas sim porque a preocupação faz com que não levemos Deus em consideração.

O versículo supra-citado vem no final de uma famosa discussão de Jesus sobre a busca do reino de Deus como a maior prioridade da vida. Jesus passa o olhar para além da colina. Ele vê as flores, a grama e as aves. Então, ele dá aos seus seguidores uma lição objetiva. “Veja todas aquelas pequenas coisas que vivem pacificamente no lugar que Deus providenciou para elas. Você não acha que Deus se importa com você, da mesma forma? Não, Deus cuida de você muito mais, Ele jamais esquece de você!

A preocupação não é apenas debilitante, ela é mal. Por quê? Porque a preocupação está “ouvindo” Satanás sussurrando sempre tão baixinho: “Deus se esqueceu de você. Ele não se importa com você. Ele está muito ocupado para te ajudar. Talvez Ele ache que você não precisa de ajuda, mas sim de punição por aquelas coisas terríveis que você fez. Você não pode contar com Ele, é tarde demais“. Alguma vez você já ouviu estas palavras? Eu já. Há pouco tempo senti minha confiança em Deus sendo questionada: “Você está sendo um tolo. Deus não vai cuidar de você e nem cumprir as promessas. Olhe para sua vida, nada vai mudar“.

Mas Jesus disse: “Você vai confiar em mim?” Quando isso acontece, eu olha para a minha história e vejo que Deus e bom não somente pelo futuro, mas principalmente pelo passado e presente. Eu olho para trás e vejo a fidelidade de Deus através dos séculos. Então eu olha para a céu e contemplo a imensidão da Sua bondade. Sim, Deus não se esqueceu de mim. Ele é fiel, mesmo quando eu não posso ver o que está acontecendo.

“Pai, a tua palavra é a verdade. Eu acredito. Ajuda-me na minha incredulidade”.

1 Comment

  1. D Savio F de Almeida

    Fui abençoado.
    Obrigado!

deixe um comentário