“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” 1 Pedro 1.6-7

Ouro Refinado

Ouro Refinado

Deus está sempre agindo em nossas vidas. Mesmo nos períodos de adversidades, Ele deseja realizar algo tremendo e bom.

Como esse conhecimento deveria afetar nossa reação? O texto de 1Pe 1.6-7 nos ensina a alegrarmos nos momentos difíceis. Isso não significa que temos que estar felizes com o sofrimento em si. Ao invés disso, a alegria vem de aproximarmos do Senhor acreditando firmemente que através do Seu poder redentor, Ele cresce e nos prepara. Se a nossa resposta para as provações é sempre a ansiedade, raiva ou depressão, a ideia de ter alegria no meio de uma situação negativa pode mesmo não parecer lógica, mas se você olhar além da superfície, você vai descobrir que esta diretiva bíblica faz sentido por várias razões.

Muitas vezes, nossa reação natural à dor e o sofrimento é correr na direção oposta, e mais, tão rápido quanto possível. Porém, Deus quer nos ensinar a termos mais resistência – assim como um corredor de longa distância acumula força em seus treinos – para que possamos nos beneficiar plenamente do que Ele está construindo em nossos corações. Ele usa as provações como um fogo purificador a fim de purificar-nos como o ouro e trazer-nos à uma maior maturidade espiritual. Quando percebemos que estamos, verdadeiramente, sendo feitos mais completos por meio das adversidades, começaremos a enfrentar os tempos difíceis com mais confiança de que Ele sempre tem o nosso melhor em Sua mente.

Enquanto o ponto de vista mundano vê a esperança e alegria em meio a tempos sombrios como uma ingenuidade, uma perspectiva espiritual compreende que estamos verdadeiramente avançando em uma jornada rumo à uma vida plena. Podemos ser cheios de alegria sobrenatural, sabendo que o Senhor está nos transformando em guerreiros espirituais que podem mudar o mundo.