Mateus, Comentário Bíblico, Pensamentos

Sofrer como Cristo é ser recompensado como Ele foi

A perseguição gera frutos

Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. Mateus 20.22

Em grego a palavra batizar é “baptizo“. Esta palavra foi utilizada por Platão para descrever um homem que está sendo “esmagado” por argumentos filosóficos; ou significa esponjas sendo “mergulhadas” em fluído; usada por Estrabão para descrever pessoas que não poderiam nadar como estando “submersas” debaixo de água. Josefo no primeiro século usou a palavra para descrever a cidade de Jerusalém como sendo “esmagada” ou “mergulhada” em destruição pelos romanos; Plutarco usou esta palavra para se referir a uma pessoa que está sendo “imersa” no mar. Na Septuaginta, “baptizo” é usado para descrever Naamã mergulhando no rio Jordão (2 Reis 5.14). Do grego clássico até o grego do Novo Testamento, o mesmo significado básico foi mantido: “imergir, submergir ou mergulhar.” Jesus está afirmando que os discípulos seriam realmente mergulhados nos mesmos sofrimentos que Ele experimentou.

Existem muitas formas de perseguição. Ter sua vida ameaçada por causa da sua fé em Jesus é uma maneira você pode ser perseguido. A história mostra que a igreja sempre floresceu sob perseguição com aumento em quantidade e zelo. Durante intensa perseguição, com risco de morte, as prioridades das pessoas se endireitam e o Senhor assume o seu legítimo lugar. Isso sempre acontece para o nosso bem, independentemente do que as circunstâncias externas sejam. Contribui para reconhecer que não é você que eles estão perseguindo, mas sim Cristo em você, que você está participando de seus sofrimentos mas compartilhará de suas recompensas.

Com isto em mente, podemos realmente gritar e saltar de alegria em tempos de perseguição.

1 Comment

  1. Caio

    paz pastor poderia me recomendar comentarios biblicos be boa qualidade para me auxiliar melhor na leitura de um texto?

    se o senhor puder enviar alguns em pdf serei grato!

deixe um comentário