Teológico

Uma síntese do Arrebatamento

Prezado leitor, a Paz do Senhor Jesus seja contigo. Neste post pretento expor como o arrebatamento acontecerá cronologicamente, dentro da visão pentecostal ortodoxa, e para isso, vejam as imagens abaixo e logo em seguida uma tabela explicativa.

Tribunal de Cristo (no céu)

Todos os salvos, após o arrebatamento, comparecerão diante do Redentor, ocasião em que haverá uma avaliação do que fizemos ou não fizemos; uns receberão louvor; outros, censura: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Co 5.10).
Quem julgará: Cristo, o Justo Juiz (Jo 5.22; Is 33.22). Quem será julgado: todos os salvos, sem exceção. “Pois todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo” (Rm 14.10).

Bodas do Cordeiro (no Céu)

Este glorioso evento terá seu inicio tão logo termine o Tribunal de Cristo. As Bodas do Cordeiro será o enlace matrimonial entre Cristo e a Igreja. Será a sua abertura com louvor Ap 19.7; A esposa estará preparada Ap 19.8; Será celebrada a Ceia do Senhor Ap 19.9; Cristo mesmo servirá à mesa Lc 12.37; Os crentes do V. T. participarão desta festa Mt  8.11.

OBS. Os mártires da Grande Tribulação não participarão desta festa.

Tribulação (na Terra)

É a 70ª semana de Daniel e, portanto, durará sete anos (Dn 9.27). A metade desse período é apresentada pelas expressões “42 meses” e “1.260 dias” (Ap 11.2,3)
Julgamento sobre o mundo. As três séries de juízos descrevem esse julgamento (selos, Ap 6; trombeta, Ap 8-9; taças, Ap 16); Perseguição contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17); Salvação de multidões (ap 7); Ascensão e domínio do anticristo (2Ts 2; Ap 13). A tribulação terminará com a reunião das nações para a batalha de Armagedom e com o retorno de Cristo à terra (Ap 19).

Aparecimento Glorioso (na Terra)

Se dará imediatamente após a Grande Tribulação. Este aparecimento porá fim às mentiras de Satanás à humanidade e inaugurará o reino de paz sobre a terra. É neste ponto que se cumprirá Fp 2.10.

Milênio (na Terra)

Satanás será preso por um período de mil anos, e Jesus reinará durante este tempo na terra.

O Grande Trono Branco (na Terra)

Julgamento Final da Humanidade não salva. É aqui que os livros que são abertos nos capítulos finais de apocalipse são mencionados e todos os não salvos serão julgados conforme estão escritas as suas obras nestes livros. Depois destes livros, será aberto o livro da vida. Depois disso, todos, inferno e não salvos serão lançados no Lago de Fogo.

Você está preparado?

7 Comments

  1. S. Martins

    Paz em Cristo, procurei em vários lugares essa cronologia do Apocalipse, mas só achei aqui. Valeu mesmo Abração e fique com Deus.

    • Pb. Daniel Moreira

      Martins, a Paz. Está atualizado o Post.

  2. Raquel

    A Paz do Senhor!

    Que benção esse cronograma dos acontecimentos.
    Eu me interesso muito por escatologia!

    Esse site é uma benção.

    Que o Senhor continue te abençoando

  3. Jaime Dias

    Desculpe-me o autor do artigo, mas não vi nenhuma cronologia bíblica, senão mais uma interpretação particular, entre as milhares dos teólogos; vejamos:

    Primeiro erro escatológico: Segunda vinda??? Aonde que o autor achou escrito, que a próxima vinda de Jesus, será a segunda vinda???
    Segundo erro: Aonde você tirou essa ideia, que a última semana de Daniel representa toda a Gr. Tribulação???
    Terceiro erro: O tribunal de Cristo, somente para galardoar a igreja???

    • Daniel Cochoni

      Prezado Jaime, com todo o respeito à sua visão pós-tribulacionista, quero ratificar o que já foi exposto bem no início do post: “visão pentecostal ortodoxa”. Não vou nem perder tempo em responder os pontos apontados como “errados” por você (e vou diminuir o seu texto, realmente está muito grande e sem nenhuma coerência bíblica), até porque cada um possui uma visão à respeito do que irá acontecer (escatologia). O que muito me admira é sua pretensão em achar que a sua visão é a única verdadeira em detrimento das outras. Lembre-se, ao contrário do que vocês pregam (lutar contra outros cristãos) a Bíblia ensina que devemos lutar é contra as forças espirituais da maldade (Efésios 6.12). Quer divulgar seu trabalho, divulgue de maneira honesta e pura, sem invadir blogs pessoais a fim de denegrir com intenção de sensacionalizar.
      Se é isso (imagem abaixo) que vocês acreditam e pregam, desculpe, vocês estão perdendo tempo. Não sou contra o contra, aceito críticas, mas sem a intenção de se projetar… Não aprovarei mais comentários seus neste teor que foi colocado.
      Visão Pós-Tribulacionista

  4. Edigleison

    Acho muito interessante este tema, que foi muito bem apresentado pelo autor, Parabéns Pastor!!

deixe um comentário