Deus é realmente onisciente e onipresente?

Introdução

Será que ao ler Gênesis 3.8-9 pode-se dizer que Deus não é onisciente e nem onipresente?

O contexto destes versículos está diretamente ligado à queda e Adão e Eva, quando estes desobedeceram ao Senhor.

Era hábito o Senhor vir a visitá-los todos os dias, mas após a queda a Bíblia diz que o casal, ao ouvir a voz do Senhor, se escondeu de Deus (v. 8). Mas se Deus é onipresente, como é possível se esconder dEle? O versículo 9 apresenta uma outra dificuldade. Quando Deus chama a Adão, Ele faz uma pergunta: “Onde estás?”. Mas se Deus é onisciente, Ele não saberia onde o casal se encontrava?

Esta é a dificuldade a ser solucionada neste artigo!

Análise

Reconsiderando a Onipresença

O versículo 8 não está falando da Onipresença de Deus, está falando da ingenuidade do homem.

Deus é onipresente em todos os sentidos, como está escrito em um dos Salmos de Davi:

Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

139.7-10

No entanto, Deus também possui manifestações visíveis, como vemos em Isaías 6. Isso revela à nós que o Senhor se manifesta através de várias maneiras.

Veja por exemplo quando se manifestou à Abraão para selar a aliança entre eles (Gênesis 15), ou quando visitou Abraão em forma de viajante (Gênesis 18), ou no Vau de Jaboque (Gênesis 32), ou em uma sarça (Êxodo 3), ou ainda em uma nuvem e uma coluna de fogo que guiava e iluminava o povo de Israel no deserto (Êxodo 13), ou em uma coluna de fogo (Êxodo 13).

A isso chamamos de Teofania, uma manifestação visível do próprio Deus, e ela se dá por meio de símbolos ou em forma humana.

Portanto, quando se fala que o casal se escondeu da presença do Senhor, não está dizendo que o Senhor não os estava vendo, fala da inocência do homem em pensar que pode se ocultar do Eterno, que tanto de perto, quanto de longe, Ele é (Jeremias 23.23).

Reconsiderando a Onisciência

O versículo 9 não está falando da Onisciência de Deus, está falando das misericórdias do Senhor.

Existem duas explicações que não são excludentes, mas na verdade se completam.

Oportunidade de Confissão

A primeira delas é que: não é porque alguém faz uma pergunta que já não saiba a resposta. Isso é feito sempre quando se quer provocar uma reflexão ou ensinar algo.

Esta técnica, que chamamos de Perguntas Retóricas, foi utilizada pelo Senhor Jesus mais de 100 vezes nos evangelhos, sempre sabendo das respostas e estimulando o redarguido a pensar melhor.

Quando Deus faz a pergunta à Adão, está dando a oportunidade ao casal de refletir e ter a chance de confessar o seu erro.

O fato é que Deus sempre sabe de tudo, mesmo fazendo perguntas, como por exemplo no caso da conversa com Caim, quando o Eterno faz a pergunta: “Onde está seu irmão Abel?” (Gênesis 4.9).

Deus sabia da resposta, mas deu a oportunidade de Caim confessar seu erro. Isso é evidenciado no próximo versículo quando Deus demonstra já saber o que havia ocorrido com Abel.

Oportunidade de Restauração

Precisamos entender que quando Deus se aproxima de Adão, depois do pecado, perguntando: (“Onde você está?”), Ele não está questionando sobre a localização física, mas sim sobre a posição espiritual de Adão.

O termo usado aqui é Ayeka?, que traz uma conotação de desapontamento. É como se Deus estivesse dizendo: “Adão, o que você fez?” ou “Por que você fez isso?“.

Adão responde à Deus que estava com medo e Deus, na sua infinita misericórdia, lhes faz peles de animais e os cobre da “vergonha”.

Quando Deus pergunta à Adão “Onde estás?”, está forçando o primeiro homem a refletir em que situação ele se encontra e entender o que ele fez da sua própria vida. Para que Adão soubesse em qual trevas se encontrava para que entenda a obra piedosa do Senhor para com ele e Eva.

Conclusão

O fato é que, as dificuldades encontradas nos textos só refletem ainda mais a glória de Deus, após estudo aprofundado.

Deus é Onipresente e vê tudo o que se passa:

Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o Senhor. Porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o Senhor.

Jeremias 23.24

Deus é Onisciente e sabe tudo o que acontece:

Grande é o nosso Senhor e de grande poder; o seu entendimento é infinito.

Salmos 147.5

Reflita, alguém pode se esconder de Deus? Não, não há lugar onde os olhos do Senhor não podem lhe ver. Alguém pode não ser visto por Deus? Jamais, Deus enxerga tudo, de dentro do homem para fora dele!

Tags: | | | |

Receba novidades aqui do Blog!

Lembre-se, o conhecimento é a chave!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. De fato, “onde estás Adão?”, Não é pergunta de quem não sabe e sim oportunidade para confissão… Muito bom