Você sabe o que significa o termo 318 valentes de Abraão em Gênesis 14.14?

Vamos falar sobre isso neste post e espero contribuir com isso para o seu conhecimento.

Antes de entrarmos no assunto, se inscreva no Blog e em minhas redes sociais.

Interpretação

Existem muitas linhas de interpretação do livro de Gênesis, e uma delas é a interpretação espiritualizada, onde se tenta “espiritualizar” fatos, números, datas, pessoas, etc.

Um dos personagens que se utilizou deste método para fazer sua interpretação do livro foi o patriarca Barnabé.

Barnabé, cujo nome em aramaico significa “filho da profecia”, é chamado por Lucas (Atos 4.36) como “filho da consolação”, usado não como etimologia, mas como um traço de seu caráter.

A Epístola de Barnabé

Barnabé escreveu, segundo alguns historiadores, uma epístola, por volta do ano 100 d.C. e nesta epístola ele trata deste assunto dos 318 valentes de Abraão.

Segundo Barnabé, os 318 valentes de Abraão, na verdade, são a representação da graça de Cristo manifesta sobre a Cruz.

Mais exatamente no capítulo 9 desta epístola, quando Barnabé entra no tema da circuncisão de Abraão, ele menciona que Abraão circuncidou da sua casa 318 homens, os seus valentes.

A espiritualização

Sendo assim, ele expõe a sua ideia dizendo que dezoito se escreve com “I”, e que “I” vale 10 e “H” que representa 8, ou seja, a soma de ambos chaga-se ao número de 18.

Em segundo lugar, ele faz um vínculo dizendo que IH (sous) são as primeiras letras de Jesus.

Em terceiro lugar, Barnabé vai buscar um significado para os 300, então ele afirma que trezentos se escreve com a letra “T”, portanto, representando a cruz de Cristo.

Concluindo, Barnabé designa claramente que Jesus é mencionado em sua interpretação pelas duas primeiras letras (IH) e a cruz pela terceira (T).

Então Barnabé conclui que a vitória dos 318 valentes de Abraão, na verdade, apontam para a graça de Cristo manifesta na Cruz.

Tags: | |

Receba novidades aqui do Blog!

Lembre-se, o conhecimento é a chave!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Não estarei expondo minha opinião sobre o assunto, observo as varias interpretações apresentadas, sejam opiniões particulares ou não. Ainda precisamos muito aprender de Deus, principalmente a não buscarmos controvérsias. Paulo foi feliz ao sugerir que nossa atenção fosse focada na simplicidade do evangelho. A salvação não passa pelo excelente saber, mas pelo crer, pela fé. Fé que mesmo sendo parecida com a menor semente existente no mundo, após germinar e crescer pode nos levar a produzir a obra para a qual fomos chamados, pregar o evangelho de Cristo, poder de Deus. Olhemos para o AT tendo-o como uma bussola, vendo as realizações efetuadas por Deus preparando homens e mulheres para o grande evento do nascimento do nosso redentor. João o evangelista, clamava no deserto por fé, não estava apegado a questões escatológicas, polemicas, afinal, basta a cada dia o seu mal. Graça e paz! O pastor Daniel tenho certeza, não quis polemizar, mas, promover uma saldável reflexão sobre os memoráveis 318 homens capacitados para estarem naquela batalha juntos com Abraão..

  2. Houve também e extra bíblico. Uma reunião referindo nação de 318. Este, deturpou toda a verdade, inclusive com os ensinamentos hoje pregados em diversas igrejas mundo afora. Esta Nação, até então independente, dada como um estado.
    Verdadeiramente, foram responsáveis por um concílio: “CONCÍLIO DE NICEIA”.
    Ainda criaram um calendário, Gregoriano, em que colocou o domingo como o dia do Senhor.
    Através deste calendário cumpriu-se o Livro de Daniel no que diz: “Eles cuidaram de mudar os tempos e as Leis”.
    O Tempo= um novo calendario AC/DC, onde a população mundial cumpre regras que nos foram impostas, e diz que estamos em 2021.
    A lei= O domingo não foi escolhido pelo Eterno.
    Jesus diz: Ele era o Senhor do sábado.
    Disse ainda: Eu não vim ab-rogar a lei e sim, fazer cumprir.

    Sabemos que o véu do templo se rascou, e a salvação é pela graça, para que ninguem se vanglorie.

    SAI DELA POVO MEU, PARA QUE NÃO SEJAIS PARTICIPANTES DO SEUS PECADOS.

    Desperta tu que dormes e levanta-te de dentre os mortos….

    Os dias estão abreviados….. Se não for a misericórdia do Eterno….
    O juizo começará primeiro na casa do Altissimo…. Misericordia ó pai…

    Nós continuamos com as mesmas práticas romanas. Só que, com a capa de cristão.

  3. Não e letra Romana pois o 10 é igual a י Yad e o 8 e igual a ח chet e o 300 igual a ש ou seja יחש Se for translitera no Paleo Hebraico fica Yahsha pois o chet tem alguns nome que tem som de AH como o nome de Noah נח Pode ser uma variação do verdadeiro nome יהושע Yausha

  4. Eu tive um sonho com Deus, que me revelou a verdade dos 318 homens de Deus., segundo a igreja Universal em uma de suas campanhas , só que este na verdade é o número de um homem representado na bíblia no livro de apocalipse, 3 é a potência na matemática e 18 o dominador, que com o dividendo fica = 3/18 = 18÷3=6 logo 3×6= 6.6.6.= 18 o número místico.
    Isso foi revelado aos escolhidos de Deus, não sabia que eu seria um escolhido dele, então pesquisei sobre mim, Gleuson Santos nasc.no dia 6 /8/79 sendo assim pela astronomia um Leonino segundo eles, tendo como regente o Sol, de natureza esporatica e não aceitando o ant cristo. Que foi me dado a batalha contra o Dragão/Satanás. a antiga serpente.

  5. A Mishnah (Talmud Hebraico) afirma que os 318 Homens, enviados por Abraão para libertar o seu Sobrinho, nenhum deles saiu ferido ou foi morto durante a Batalha! Abraão rezou ao Eterno e o seu pedido foi atendido! 318 Homens contra 12 mil Inimigos! O Impossível aconteceu! Um dos grandes milagres na vida do Patriarca de Israel!