Levítico,  Estudo Bíblico

Posso deixar qualquer um impor as mãos sobre a cabeça?

No livro de Levítico 3.8, a Bíblia fala sobre impor as mãos sobre a cabeça do sacrifício:

E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão espargirão o seu sangue sobre o altar em redor. Levítico 3.8

Impondo as mãos

Isso é chamado pelos judeus de Semichá. Significa o mesmo que transmitir a alma do sacrificador ao sacrificado através das mãos, fazendo com que o sangue do animal sacrificado, representasse o sangue do próprio sacrificador.

Parei para pensar neste princípio, aplicando em nossas vidas hoje. Quantas vezes observamos as pessoas solicitando que obreiros (muitas vezes desconhecidos), coloquem as mãos sobre suas cabeças para orar, sem ao menos conhecer a vida deste referido obreiro.

Veja que Moisés transferiu para Josué seu espírito de sabedoria colocando as mãos sobre ele (Dt 34.9), que a Bíblia faz várias menções de “ter a alma na palma da mão“(Jz 12.3; 1 Sm 19.5; Jó 13.14).

Quando entendemos este princípio, passamos a compreender como a vida de uma pessoa muda depois de alguém impor as mãos sobre a sua cabeça para orar: seja para melhor ou pior. Isso é muito sério, e espero que os exemplos que mostrarei a seguir não lhe deixe consternado:

Se alguém adúltero impõe as mãos sobre a tua cabeça, transmitirá a você o espírito de adultério;
Se alguém sábio impor as mãos sobre a tua cabeça, transmitirá o espírito de sabedoria sobre a tua vida;
Se alguém mentiroso impor as mãos sobre tua cabeça, transmitirá o espírito da mentira sobre a tua vida;
Sealguém piedoso impor as mãos sobre tua cabeça, transmitirá o espírito da piedade sobre a tua vida;
etc…

Com estes exemplos, creio que você poderá entender o quão é importante saber a quem você pede para colocar as mãos sobre você!

Pastor Daniel Cochoni, é pastor na Assembléia de Deus em Franca, ministério do Belém. Ministro do Evangelho credenciado pela Confradesp e CGADB, Life Coach, Analista Comportamental, proprietário da Evolution Coaching e Mentoring e profissional da área de Tecnologia.

30 Comentários

  • Neusa Paula Borissi

    Gostei deste assunto sempre pensei nisso , más tinha minhas dúvidas se estava pecando , pois tenho uma prima que pertence a igreja e sei que vive no pecado, e ela fica orando pelas pessoas com a mão na cabeça delas acho muito errado isso mas não tenho como chegar e falar tanto com a Pastora como com ela , cada um age de uma forma ….
    Pai me perdoa se estou pecando é o que eu acho.

    • Fontora Damiani

      Irmã, o próprio ministério pastora não vem de DEUS.
      O DEUS VIVO verdadeiro, PAI do SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO não tem parte com essas mulheres.
      O que opera na vida dessas pastoras não provém de DEUS mas de demônios.
      Há homens de DEUS que divulgaram vídeos no YouTube à respeito disso.
      Agora imagina essa situação…
      Uma mulher endemoniada e não submissa à DEUS impondo as mãos sobre as pessoas!
      Não devemos confiar em qualquer pastor ou obreiro, principalmente as irmãs devem estar atentas.
      Tem muito prostituto nojento que se aproveita das irmãs e fica se esfregando nas irmãs.
      Cuidado irmãs, fiquem espertas!

  • Pr. Vanderlei

    Sou pastor dirigente de uma igreja, e tem um obreiro de outro ministério não deixou que colocasse as mãos em sua cabeça para orar por ele. Está correto?

    • Pr. Daniel Cochoni

      Meu amado companheiro em Cristo, é uma pergunta difícil de se responder, afinal, estou fora do contexto.
      Agora, é uma decisão do referido obreiro escolher, mesmo que ele esteja errado.
      Que o Senhor lhe dê graça e sabedoria para conquistar este obreiro.

      • Fabiana

        A paz pastor Daniel cochoni,de eu não Concorda q um irmão coloque a mão na minha cabeça pra orar,o q devo dizer a ele para não se magoar

        • Pr. Daniel Cochoni

          Simplesmente dizer que não tem o hábito de deixar impor as mãos sobre a sua cabeça quem não conhece.

    • Erivaldo Conceição dos Santos

      Paz do Senhor pastor, apesar desta pergunta não haver relação com o assunto, gostaria de expor minha opinião, eu sou Presbítero, dirigente se congregação local, e zelo muito pelas ovelhas em minha responsabilidade, sempre as ensino a ter cuidado com essas oração de imposição de mãos, pois, nunca se sabe quem estará colocando a mão sobre sua cabeça, então tenho zelo que a ovelhas sob meu cuidado não recebam oração de qualquer pessoa, haja visto que nos últimos dias tem tantos mercenários, e prostitutos se dizendo obreiro. Então a questão é, o senhor se sentiria a vontade, em saber que uma ovelha sua recebeu oração por imposição de mãos por outro pastor que o senhor não conhece o histórico? Sendo assim, o fato desse obreiro não receber oração por imposição de mãos da parte do senhor, pode representar apenas prudência da parte do obreiro. Agora deve-se ver a importância da imposição de mãos e seus fins, batismo com Espírito Santo, entrega de dons por profecia, cura, ordenação a obra, ou consagração, fora isso devemos ter cuidado para não está ultilizando um ato importante em qualquer ocasião desnecessária. Paz do Senhor Jesus.

  • Wellington

    Nada tem de relação com esse contexto , haja visto que quando se vai orar pelo irmão vc não está o oferecendo em sacrifício .

    • Pr. Daniel Cochoni

      Graça e paz irmão Wellington.
      Obrigado pelo comentário, fazendo com que o assunto não se esgote.
      Penso que o amado se equivocou quando disse que “não está o oferecendo em sacrifício”, o que o texto diz é “Significa o mesmo que transmitir a alma do sacrificador (quem ora) ao sacrificado (quem recebe a oração) através das mãos”. Não estou literalizando, mas apenas refletindo sobre o conceito judaico sobre o assunto.

  • Magna

    Sou crista e não gosto que ponham a mão na minha cabeça ,e principalmente quem eu não tenho um bom conhecimento ,se eu tiver pecando Deus mim perdoe, Deus falou maldito o homem que confia em otro homem.

    • Celso

      Maldito e o homem que confia NO PRÓPRIO homem e faz do seu braço sua força,,,
      Está passagem não diz que não devemos confiar no homem, está passagem fala que não devemos confiar em nossa própria força, achando que a força do meu braço me fez chegar onde cheguei em minha empresa, minha familia, minha vida.E como se eu estivesse dizendo que sou dependente de mim mesmo e de mais ninguém, e uma mentira, pois eu dependo de Deus para tudo e se não fosse pela misericórdia de Deus eu não chegaria aqui.

  • Silmara

    Olá Graça e paz, pastor uma dúvida Minha .
    Eu recem convertida e batizada nas águas.
    Orei por um amigo que não servia a Jesus e estava com câncer. No outro dia não parei de pé. Eu queria Sabe, sou diaconiza tenho unção hoje. Se eu não estiver revestida em consagração e com brexas fechadas. O Espírito que está na pessoa, passa pra mim ?
    Obrigada Deus abençoe

    • Pr. Daniel Cochoni

      Irmã Silmara, graça e paz.
      Sua pergunta é interessante, mas pra aliviar suas emoções, isso não acontece.
      Onde o Espírito de Deus habita, não há lugar para o espírito malígno.

      • Fabiana

        Boa noite fui fazer uma visita numa igreja ontem,pôrem veio um rapaz,e disse q Ting alvo pra me dizer, coloco a mão na minha cabeça,orou e disse q o espirito santo tavA mandando me dizer algo,depois fiquei o culto inteiro pensando,não acreditei em nada do q ele disse,e me arrependi de ter deixado ele por a mão na minha cabeça,mais achei chato de falar q não era pra por,pois ouço varias coisas,ruim a respeito dele,porem não sei se é verdade,ouço tbm q ele é muito usado por Deus,e até agora to cismada,o q faço

        • Fontora Damiani

          Ficar atenta irmã.
          Tem um bocado de “obreiro” prostituto por aí.
          Não estou a dizer se este é o caso.
          Prostituto, ladrão, mentiroso, criminoso adultéro, fornicador, assassinos.
          As igrejas estão abarrotadas deste tipo, infelizmente…

  • jader

    Jader

    Gostaria de saber se quando se corta o cabelo é considerado uma imposição de mãos, pois a muitos profissionais homossexuais, e se isto não seria um compartilhamento de espíritos malignos para a pessoa que está cortando o cabelo? Quando vou a um salão e percebo que o profissional é homossexual, não corto o cabelo do meu filho com esta pessoa!

    • Pr. Daniel Cochoni

      Paz do Senhor Jader.
      Que pergunta interessante e complexa.
      Mas aí vai minha opinião.
      Não creio que o corte de cabelo seria o mesmo que imposição de mãos.

  • Benedito sancler teles dos santos

    Muito bom esses ensinamentos sobre o poder das mãos. Parabéns! Esclarecedor .

  • reinaldo cesar ferreira

    esse assunto e polemico se for assim como se diz em levico 3 verso 8 entao tem que espulsar o espirito de aduterio e de mentiras de muitos pregadores que deixarao pessoas impor as maos sobre elas sem saber se essa pessoas esta com a vida correta diante de deus

  • Jessé Tavares

    Misticismo sua colocação, primeiro que em levíticos fala sobre sacrifício de animal, e em segundo a prática de colocar a mão e apenas para transmitir benção, a Bíblia em nenhum momento menciona está macumba Gospel, e aonde fica a couraça da justiça????

    • Pr. Daniel Cochoni

      Irmão Jessé, muito obrigado pelo comentário.
      Apesar de não concordar com o que escrevi, é de grande valia sua colocação.
      Mas em que momento eu mencionei sobre macumba gospel?
      A couraça da justiça não fica na cabeça.
      Que o Eterno continue lhe abençoando.

  • Antonio

    Sou ministro de oração por libertação da RCC, e, por anos foi me ensinado que se tivermos em pecados graves (brecha), a pessoa que ora pode absorver para si e/ou seus familiares, os ataques demoniacos. inclusive ele pode começar a apontar seus pecados na ocasião da oração.
    Portanto irmãos se estiver em pecado evite impor as suas mãos em oração. Inclusive, confesse seus pecados e arrependa-se antes, busque a ceia do Senhor Jesus, se santifique bastante, busque com superior da igreja o consentimento dele e depois inicie essa missão.
    Outro ministro foi orar por uma pessoa e levou junto um intercessor, ele não sabia mas o intercessor havia bebido antes cerveja, o demônio se manifestou e disse ao intercessor “estava bebendo no bar hoje e eu estava junto de voce”.

  • Antonio

    Sou ministro de oração por libertação da RCC, e, por anos foi me ensinado que se tivermos em pecados graves (brecha), a pessoa que ora pode absorver para si e/ou seus familiares, os ataques demoníacos. inclusive ele pode começar a apontar seus pecados na ocasião da oração.

  • Estevão

    Vocês perecem por falta de conhecimento. Aconselho que parem de comer da mão de homens e bebam direto da fonte. Esta água que eles estão servindo é rota e não tem nada de bíblico.

    • Pr. Daniel Cochoni

      Graça e paz de Cristo.
      Não entendi sua colocação, poderia se explicar melhor, por favor?

  • Fabiana

    Boa noite fui fazer uma visita numa igreja ontem,pôrem veio um rapaz,e disse q Ting alvo pra me dizer, coloco a mão na minha cabeça,orou e disse q o espirito santo tavA mandando me dizer algo,depois fiquei o culto inteiro pensando,não acreditei em nada do q ele disse,e me arrependi de ter deixado ele por a mão na minha cabeça,mais achei chato de falar q não era pra por,pois ouço varias coisas,ruim a respeito dele,porem não sei se é verdade,ouço tbm q ele é muito usado por Deus,e até agora to cismada,o q faço

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: