em Gênesis, Pentateuco, Comentário Bíblico, Estudo Bíblico, Hermenêutico, Antigo Testamento

A primogenitura de Esaú e as lentilhas de Jacó

Introdução

A esterilidade sempre foi um problema para a mulher do passado, porém nunca foi um empecilho para Deus. O título em questão, aborda o assunto na ótica do milagre divino. Rebeca, que era estéril (Gênesis 25.21), agora está gerando vida em seu ventre, e não somente uma, mas duas, são dois irmãos, Esaú e Jacó.

Os irmãos Esaú e Jacó

Ainda no ventre da mãe, os meninos já lutavam, Rebeca tendo isso como muito estranho, pergunta ao Senhor e o Eterno lhe reponde: “No seu ventre há duas nações… o maior servirá o menor.” (Gênesis 25.23)

Esaú

Esaú, um dos meninos, sempre teve um comportamento mais acomodado e de sempre fugir das dificuldades da vida, atitudes que o levaram tragicamente à uma queda. Esaú tem este nome, por ser, desde criança, uma pessoa cabeluda.

É conhecido também pelo nome de Edom, que significa vermelho. Esaú não valorizava muito as promessas, isso pode ser visto por ter se casado com duas mulheres que não eram da parentela abraâmica (Gênesis 26.34-35; 36.1-2).

Era rude e despreocupado, não levava as coisas muito a sério, e valorizava exageradamente os prazeres passageiros. Esaú era o favorito do seu pai Isaque, e tinha uma grande vantagem sobre seu irmão Jacó, pois era o primogênito.

Jacó

O outro menino, Jacó, nasceu agarrado ao calcanhar do mais velho dos gêmeos, Esaú (Gn 25.26). Jacó era um oportunista, ao contrário do irmão, ele elencava bem suas prioridades e sabia o que queria.

O nome Jacó, está baseado em uma raiz hebraica, cujo significado pode ser traduzido como “enganar” (Gn 27.36; Jr 9.3). Enquanto Esaú era um caçador, Jacó era um agricultor. Esaú priorizava as coisas terrenas, Jacó as celestiais.

A primogenitura

A raiz hebraica bekor e o grego prototokos tem o sentido geral de “chegar cedo“, referindo-se àqueles que nascem primeiro, antes de todos os outros. Na Bíblia é utilizada sempre à respeito de pessoas e animais.

Normalmente a palavra significa o filho mais velho (Êxodo 6.14), que gozava de privilégio sobre os outros irmãos, como receber atenção especial do pai (Gênesis 43.33) e receber a porção dobrada da herança (Deuteronômio 21.17).

Por outro lado, a palavra algumas vezes possuía um sentido figurado, apontando prioridade ou supremacia (Êxodo 4.22; Romanos 8.29).

A importância do primogênito na cultura judaica

Era costume entre os antigos que os nomes e títulos das famílias passassem pela linha do filho mais velho.

O primogênito era o sucessor do trono e os dedicados ao Senhor. Na troca do rei, o primogênito assumia o reinado e quanto ao serviço ao Senhor, o primogênito era o separado para a obra.

O primogênito era portanto o filho “especial” para o pai de uma família. Por ele o pai dava continuidade ao seu nome.

Os benefícios de ser o primogênito

Os benefícios da primogenitura abarcam duas esferas

Autoridade e superioridade sobre o resto da família.

  • Uma porção dupla da herança paterna.
  • A bênção peculiar do pai.
  • O sacerdote familiar

Que os primogênitos foram peculiarmente consagrados a Deus (Êxodo 22.29)

  • Primeiros em honra de seus pais (Gênesis 49.3)
  • Tinha uma porção dupla dos bens do pai (Deuteronômio 21.17)
  • O sucessor no governo da família ou reino (2 Crônicas 21.32)
  • Tinha o direito exclusivo de conduzir o serviço de Deus

As lentilhas

A lentilha (Lens esculenta) é um tipo de ervilha, e é uma das mais antigas plantações cultivadas no oriente. O nome Lens (lente) foi dado porque a lentilha parece miniatura de lentes convexas.

Ela é mencionada pela primeira vez quando Jacó fez um cozinhado de lentilhas para seu irmão (Gênesis 25.34). É citada também em 2 Samuel 17.28, quando três agricultores trouxeram comida para Davi e seus homens que estavam famintos.

Os filisteus estavam reunidos em um campo de lentilhas, onde Eleazar os derrotou (2 Samuel 23.11). Por fim, é mencionada também em Ezequiel 4.9, sobre um pão especial de longa duração que precisou ser feito para o “cerco”, com trigo, cevada, lentilhas e painço.

As lentilhas se reproduzem facilmente e continuam sendo um prato favorito por todo o Oriente Próximo.

A lentilha era cortada e esmagada, como o trigo, reduzindo-se a uma espécie de farinha, mas também podia ser comida cozida, como os feijões ou as ervilhas.

A planta da lentilha produz uma pequena flor branca e violeta, produzindo uma espécie de ervilha doce. Depois forma-se uma vagem pequena e achatada. Dentro das vagens aparecem as lentilhas. As lentilhas são pequenas lentes convexas, o que explica o termo português, lente pequena.

Quando fervidas passam a uma tonalidade castanho-amarelada, ou marrom escuro avermelhado. Ambas as cores são chamadas “vermelhas” no Oriente.

Vendendo o direito

A raiz do problema não está em rejeitar a primogenitura, mas vender o seu direito. Chegamos ao cerne de todo o problema do texto.

O que encontramos aqui é uma polarização de juízos de valor. De um lado Esaú que busca satisfação imediata e de outro lado Jacó com uma segurança futura.

No caso em questão, Jacó explora a miséria de seu irmão, o que ele deseja é justo, mas a maneira como ele consegue está errada. Mais tarde Deus transformará esta ambição em bênção (Gênesis 32.28).

Se por um lado temos o método sem compaixão de Jacó, por outro temos uma atitude deplorável de Esaú: desprezou o seu direito. Quem despreza algo ou alguém, na realidade está agindo com rejeição e desvalorização.

Esaú desistiu muito facilmente dos seus direitos, o que significa que dava pouco valor à bênção espiritual. O que implicava dizer que Esaú dava pouca atenção à provisão de Deus. Talvez seja por isso que o escritor aos Hebreus escreve que Esaú era “profano” (Hebreus 12.6), sem respeito pelas coisas sagradas.

A Bíblia diz que Esaú comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Isso deixa bem claro que aquilo que estava deixando para trás, não tinha nenhum valor em si para a sua vida.

Deus odeia quem tem suas promessas em desprezo (Malaquias 1.3; Hebreus 12.16, 17).



Also published on Medium.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom e algo como não julgar apenas o irmão mais novo.e sim que os dois estão errados